Marcadores

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Logos fatura o Tricampeonato do JEPÍ

O Logos sagrou-se tricampeão dos Jogos Escolares de Palmeira dos Índios - JEPÍ. A competição terminou no último sábado (14) com algumas surpresas entre os campeões das modalidades e na classificação geral. O Logos ficou em primeiro mais uma vez com a força das suas equipes femininas sendo campeãs em quase todas as categorias nas modalidades em que disputou. Em segundo ficou o Agostiniano, mostrando um crescimento visível na área esportiva. Em terceiro ficou o Humberto Mendes, escola com o maior número de alunos de Palmeira dos Índios.
No Handebol a classificação ficou da seguinte maneira:
Mirim Masculino
1º - São Vicente
2º - Agostiniano
3º - Logos
Mirim Feminino
1º - Douglas Apratto
2º - Logos
3º - Nova Jersey
Infantil Feminino
1º - Logos
2º - Agostiniano
3º - São Vicente
Infantil Masculino
1º - Agostiniano
2º- São Vicente
Juvenil Feminino
1º - Logos
2º - Agostiniano
3º - São Vicente
Juvenil Masculino
1º - Humberto Mendes
2º - Agostiniano
3º - IF-AL

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Definidos os grupos do JEPÍ


O Congresso técnico do JEPÍ - Jogos Escolares de Palmeira dos Índios aconteceu na manhã desta segunda-feira no auditório do Colégio Estadual Humberto Mendes, onde foi discutido o regulamento da competição e o sorteio dos grupos. Confira:


Mirim Masculino
Grupo Único
Nova Jersey
Logos
Agostiniano
São Vicente

Mirim Feminino
Grupo A
São Vicente
Douglas Apratto
Paulo Freire

Grupo B
Logos
Manoel Passos
Nova Jersey

Infantil Masculino
Grupo Único
Marinete Neves
Agostiniano
São Vicente


Infantil Feminino
Grupo A
São Vicente
Paulo Freire
Nova Jersey
Agostiniano

Grupo B
Victorino da Rocha
Manoel Passos
Logos

Juvenil Masculino
Grupo Único
Agostiniano
Manoel Passos
Douglas Apratto
IF-AL
Humberto Mendes

Juvenil Feminino
Logos
São Vicente
Agostiniano

Antônia Macedo

A competição começa no dia 3 de novembro e vai até o dia 18.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Siga-nos no Twitter


Acompanhe as notícias do handebol pelo twitter e fique por dentro das novidades do handebol: www.twitter.com/logoshandebol

Adeus aos Três Passos! O Handebol vai mudar, e muito!

Artigo de Lucas Leonardo,
publicado em:
Caros amigos, uma notícia quentinha, saída do forno!

Venho realizando um curso de pós-graduação pela Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (ESEF-Jundiaí), coordenado pela Professora Rita Orsi, e o primeiro módulo específico sobre handebol já trouxe uma grande novidade.
Em aula ministrada por Sálvio Pereira Sedrez (coordenador do departamento de arbitragem da CBHb), algumas mudanças de regras foram apresentadas e entre elas, uma que promete mudar o que entendemos por handebol hoje.

Sai de cena o ritmo trifásico (o famoso ‘três passos’) e entra em cena a regra dos “CINCO CONTATOS”.
Uma mudança enorme e que deverá entrar em vigor no mundo a partir de agosto/2010, mas que no Brasil pode começar antes, devido à diferença de calendário das competições nacionais e européias.
Essa regra já é oficial, agora um jogador poderá realizar até cinco contatos com o solo quando em posse de bola. Essa regra, na realidade vem para tentar acabar com aquilo que em São Paulo, principalmente, virou o famoso “Mito da passada zero”.
Hoje, o handebol, segundo as regras oficiais, permite que o jogador, caso esteja em um momento de vôo, ou seja, sem tocar o chão, pegue a bola e ao cair (com um pé ou com os dois) tenha a chamada “passada zero” que não conta como um passo, logo, após a zerada, um jogador pode realizar mais três passos.
Além disso, depois dos três passos, um jogador pode driblar a bola e realizar novamente mais uma passada zero (desde que ao pegar a bola esteja novamente em momento e vôo) e depois mais três passos.
Essa forma de deslocar-se na quadra de jogo, sem dúvida, gera muita polêmica entre a relação arbitragem-treinadores-atletas, e é um dos fatores de mais erros de interpretação/reclamações de árbitros e treinadores.
Essas dúvidas ocorrem porque ao realizar a passada zero, o jogador deve ter o contato com o solo em apenas um ritmo. Cair com um pé na passada zero é naturalmente um ritmo único, logo, se o outro pé tocar ao solo, inicia-se a contagem de passos.
A grande dúvida sobre essa regra fica quando o jogador opta em cair com ambos os pés ao mesmo tempo. Se ele conseguir fazer isso, fica caracterizado um único ritmo, logo, mesmo que ambos os pés toquem ao chão, caracteriza-se a passada zero. Porém, se ao cair com os dois pés no solo, acontecer de um pé tocar primeiro que o outro (mesmo que seja em frações de segundo), caracteriza-se a passada zero e depois a primeira passada. Pronto! Está armada a polêmica!
A ideia dos “cinco contatos” é tentar acabar com essa interpretação e toda essa polêmica.
Se, ao pegar a bola estando em momento de vôo (seja por um passe, seja por ele ter driblado a bola anteriormente), o jogador cair com os dois pés, temos ali dois contatos, logo, ele poderá realizar mais três contatos para totalizar os cinco.
Se, ao pegar a bola estando em momento de vôo (seja por um passe, seja por ele ter driblado a bola anteriormente), o jogador cair com apenas um pé, temos ali um contato, logo, ele poderá realizar mais quatro contatos para totalizar os cinco.
NOSSA! Isso muda muitas coisas em nossas aulas e treinos não?! Com certeza!
Seguem algumas reflexões minhas (ainda bastante preliminares e até certo ponto polêmicas, eu sei) feitas no fim de semana sobre o assunto:
Considerações Pedagógicas na Iniciação
Com essas regras, será muito mais fácil estimular nossos alunos a gostarem do handebol. Será mais gostoso jogar com a bola, pois toda a dificuldade de fazê-los entender o que significa a tal da passada zero acabará.
Bastará ensinar que ao receber a bola, cinco contatos poderão ser feitos no chão até o momento em que ele opte ou em passar a bola, ou em arremessá-la, ou em driblá-la.
Se o handebol já era um jogo muito natural de ser aprendido nos termos ofensivos, agora será mais ainda!
Porém, ensinar a jogar sem bola (o que é uma das coisas mais difíceis do processo de ensino-aprendizagem, em minha opinião) será ainda mais difícil do que já é hoje, pois será mais difícil da criança achar razão para correr sem bola, porém, temos que ver como a modalidade se comportará com essa nova regra para avaliarmos se jogar sem bola será assim tão importante quanto é hoje ou mesmo tão afetado.
PONTOS A DESTACAR:
NO QUE SE REFERE À MAIOR POSSIBILIDADE DE ADESÃO DE NOSSOA ALUNOS NAS AULAS, PRINCIPALMENTE NA ESCOLA E NA INICIAÇÃO. PORÉM ENTEDER A VALIDADE DE JOGAR SEM BOLA SERÁ AINDA MAIS DIFÍCIL DE SER ENSINADO AOS ALUNOS.
Considerações Táticas Defensivas
Atacar será uma delícia!… mas defender… nunca foi tão difícil!
Sobre as defesas zonais altas (ou abertas, tais como o 3:3; 3:2:1 e outras variações):
• Ou elas se tornarão extremamente agressivas, a ponto de confundirem-se muito com defesas individuais;
• Ou então elas não serão mais uma boa opção, pois o jogador com a posse de bola, mesmo sofrendo contato, que caracterizaria a falta, poderá insistir um pouco mais (até dois passos a mais do que podia anteriormente) o que possibilitará maior abertura de espaços em largura, principalmente, numa defesa que já possui muitos espaços.
Imaginem um 3:2:1. O jogador mais avançado (que está no centro da quadra), ao realizar um contato no jogador com bola, poderá ser direcionado para a esquerda ou para a direita com mais largura do que hoje, pois uma das determinações visíveis hoje nas arbitragens é que a vantagem seja dada até o máximo de tempo possível. A defesa terá seu centro mais aberto (logo o centro, que tanto devemos proteger no jogo de handebol!) e se um armador cruzar com o central que atacou o defensor avançado da defesa 3:2:1 e assumir esse espaço, ele poderá com dois passos chegar ao marcador da base e com mais três passos fintá-lo.
Realmente, defender será muito difícil. O mais prático será defender-se em defesas bem fechadas, e isso implicará muito numa perca de qualidade do processo de ensino-aprendizagem de alunos da iniciação no que tange às questões estruturais defensivas.
PONTO A DESTACAR:
NO QUE DIZ RESPEITO À CARGA TÁTICA E ESTRATÉGICA, O JOGO SERÁ MUITO MAIS DE JOGADORES HABILIDOSOS DO QUE DE GRANDES ORGANIZAÇÕES ESPACIAIS ESTRATÉGICAS. O JOGO PERDERÁ BASTENTE DAQUILO O QUE HOJE É O GRANDE CHARME DO HANDEBOL – O INTENSO CONFRONTO E ESTUDO TÁTICO ENTRE DEFESA E ATAQUE! MAS GARANTO QUE QUEM CONSEGUIR LIDAR MELHOR DEFENSIVAMENTE COM ESSA NOVA REGRA (SOBRE A PERSPECTIVA TÁTICA, REINVENTANDO FORMAS DE JOGAR TATICAMENTE NA DEFESA) SE DESTACARÁ COMO UM GRANDE TREINADOR/PROFESSOR DA MODALIDADE.
Divulgação da Modalidade
Com essa mudança, o handebol será mais “bonito” de se ver sob a perspectiva da cultura brasileira. Estamos muito acostumados com o paradigma do futebol arte – voltado para jogadores muito habilidosos, que realizam dribles e fintas.
PONTOS A DESTACAR:
SE ESPAÇO NA MÍDIA BRASILEIRA É O QUE O HANDEBOL QUER, AGORA É A HORA DE INVESTIR. O JOGO SERÁ MUITO PLÁSTICO E TOTALMENTE ENGAJADO NAQUILO QUE O BRASILEIRO MAIS GOSTA DE VER NO ESPORTE: A IMPROVISAÇÃO, A DEFESA SUCUMBINDO AO ATAQUE PELA HABILIDADE INDIVIDUAL.
Conclusões (até certo ponto precipitadas)
De qualquer forma, a mudança de regras é sem dúvida válida e tornará o jogo mais dinâmico. Temos que apostar nessas mudanças para que o handebol cresça ainda mais!
Começarei, desde já a estudar com mais detalhes o que essas mudanças trarão de diferenças ao handebol, pois quero, particularmente, sair na frente!
Acho que essa deve ser a ambição de todos que trabalham com o handebol a partir de agora: sair na frente, ver como anular e como potencializar a utilização dessa nova regra do jogo.
Novos desafios se avizinham, pelo menos, até 2012, quando novamente as regras serão discutidas e pode ser que tudo volte ao normal, ou melhor, não tão ao normal, pois muitos iniciantes na modalidade já a terão vivido com a regra dos cinco contatos e ensiná-los a zerar e dar mais três passos será uma tarefa bastante difícil, mas é pra isso que estamos aqui, na parte de baixo desse imenso iceberg.
Abraços a todos!

domingo, 20 de setembro de 2009

LOGOS é campeão da Copa Sesc Maceió Paraíso das Águas


O Logos foi a Maceió nesse domingo participar da Copa SESC Maceió Paraíso das Águas. A coordenação da competição aceitou o pedido prévio da equipe de realizar os 3 jogos em um mesmo dia para evitar gastos com alimentação e hospedagem.
O Logos não encontrou dificuldades para vencer seus adversários e chegou a grande final com indicações de melhor atleta em todas as partidas. Detalhe, em cada partida foi escolhida uma atleta diferente, o que mostra que as atletas estavam bastante motivadas na busca pelo título.
Na final o Logos bateu o Atheneu por 20 x 11. A principal arma do Logos foi o contra-ataque com lançamentos precisos da goleira Ráckylla e um excelente aproveitamento nas finalizações. Depois da participação no JEAL em que não obtiveram nenhuma vitória embora com alguns jogos bem equilibrados mesmo jogando com apenas 5 atletas, o Logos não tinha participado de nenhuma competição, já que em Palmeira dos Índios, o número de competições da modalidade é muito pequeno. O próximo desafio da equipe é a Copa Princesa do Sertão.
Atletas e comissão técnica ficaram muito contentes por voltar a participar de competições fora de Palmeira, principalmente pelo título conquistado. Além do título, o Logos faturou o premio de Atleta destaque da competição, Géssica Vanessa Machado. O Logos teve ainda a artilheira Cássia Machado (29 gols) e a melhor goleira da competição, Ráckylla Paula.
Parabéns às meninas do Logos pela conquista. Esperamos um bom resultado na Copa Princesa do Sertão.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

JEAL Começa amanhã!!!


O JEAL - Jogos Estudantis de Alagoas que é a etapa estadual das Olimpíadas Escolares Brasileiras começa amanhã.
8 Jogos movimentam o handebol no ginásio do Moreira (CEPA).
Acompanhe a tabela e resultados em http://www.handebolalagoano.com/

terça-feira, 21 de julho de 2009

Definidos grupos do JEAL - Jogos Estudantis de Alagoas - Seletiva estadual das Olimpíadas Escolares


O Congresso Técnico do JEAL - Jogos Estudantis de Alagoas - foi realizado no auditório do Cenfor (CEPA) na última segunda-feira (20/07). Alguns pontos foram esclarecidos sobre a competição e logo em seguida realizado o sorteio que definiu as chaves para a disputa da competição. Confira:


REDE PARTICULAR

Infantil Feminino
Grupo "A"
Madalena Sofia
São Vicente - 3ª CE
Monteiro Lobato

Grupo "B"
COC
LOGOS - 3ª CE
Galileu
Santa Cecília - 5ª CE


Infantil Masculino
Grupo "A"
Madalena Sofia
Santíssima Trindade
COC

Grupo "B"
Santa Amélia
Cenecista Santana - 6ª CE
Alternativa - 5ª CE
São Vicente - 3ª CE


Juvenil Feminino
Grupo Único
Madalena Sofia
LOGOS - 3ª CE
COC
Dinâmico
Intensivo


Juvenil Masculino
Grupo "A"
Madalena Sofia
Cenecista Santana - 6º CE
Cristo Rei

Grupo "B"
Santa Amélia
Cristo Redentor - 3ª CE
Agostiniano - 3ª CE
Rosa Mística - 5ª CE



REDE PÚBLICA

Infantil Feminino
Grupo "A"
Laura Chagas
João Simões - 9ª CE
Irene Garrido

Grupo "B"
Haroldo da Costa
Dom Avelar - 2ª CE
Alfredo Gaspar


Infantil Masculino
Grupo Único
Margarez
Alfredo Gaspar
Aurelina Palmeira
João Simões - 9ª CE


Juvenil Feminino
Grupo "A"
Afrânio Lages
Juvenal Lopes - 7ª CE
Tarcísio Soares - 2ª CE
Alfredo Gaspar

Grupo "B"
IF - AL
Claudizete Lima
Maria Antônia - 10ª CE

Grupo "C"
Laura Chagas - 6ª CE
Margarez
Edite Machado - 4ª CE


Juvenil Masculino
Grupo "A"
IF - AL
Edite Machado - 4ª CE
Tarcísio Soares - 2ª CE
Maria Antônia - 10ª CE

Grupo "B"
Alfredo Gaspar
Irene Garrido
Afrânio Lages
Margarez Lacet


Os jogos serão realizados a princípio nos ginásios Tenente Madalena, CDR, Moreirão e Instituto. Com o anúncio dos ginásios a serem utilizados algumas escolas cogitaram a possibilidade dos jogos serem realizados em seus ginásios, caso a liberação fosse feita pelas respectivas direções. O Madalena Sofia de prontidão cedeu as instalações esportivas nos finais de semana e o Santa Amélia ficou de confirmar a liberação, afim de dar melhores condições de ginásios em que o handebol vai ser disputado.
A tabela será divulgada assim que estiver pronta. O que se sabe até o momento é que as escolas do interior do estado jogarão somente após as 12 horas do sábado, enquanto que para as escolas da capital a competição começa já no dia 31.
As finais entre os campeões da rede pública e particular serão no dia 9 de agosto, provavelmente no CDR.

sábado, 11 de julho de 2009

Logos mantêm treinamentos durante o recesso


O Colégio Logos permanecerá treinando no recesso visando as Olimpíadas Escolares Etapa Estadual.
Pelo quarto ano seguido as equipes infantil e juvenil feminino vão estar presentes na etapa estadual, e devido a data da competição ser sempre logo após o recesso, não ha tempo para férias no meio do ano.
Mas é assim, quem curte handebol de verdade quer treinar o tempo inteiro, não só em tempo de viagem para festa.
Infelizmente perdemos uma de nossas atletas que mais se identificavam com o grupo, Laíse Lima que viajou para morar em Brasília. A "cremosinho" como é carinhosamente chamada pelas companheiras teve que viajar porque suas aulas começam já na segunda-feira.
Jéssica Vanessa e Ráckylla Paula vão participar pela quarta e última vez na competição, já que estão no terceirão. Jéssica Torres também vai participar pela 4ª vez e ainda tem um ano para participar da competição.
O Infantil está treinando forte para fazer bonito em Maceió, não diferente do Juvenil, que quer repetir o bom resultado do ano passado (2º Lugar) ou até mesmo chegar ao título.
Em breve divulgaremos as datas, horários e locais dos jogos do Colégio Logos, assim que a tabela da competição for elaborada.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Tudo pronto para a seletiva regional 3ª CE das Olimpíadas Escolares 2009


Foi divulgada na manhã dessa quinta-feira (04/06) a tabela da seletiva regional da 3ª CE (Palmeira dos Índios) para as Olimpíadas Escolares 2009.
O número de participantes no handebol é praticamente o mesmo dos anos anteriores. A novidade da competição é a Escola Estadual Almeida Cavalcanti que se inscreveu pela primeira vez no handebol. A equipe formada recentemente nunca participou de nenhuma competição, mas promete fazer bonito em seus jogos. As meninas têm se demonstrado bastante interessadas no aprendizado da modalidade e estão se dedicando bastante nos treinamentos.
A expectativa é grande entre todas as equipes. No handebol feminino as equipes do Logos tentam manter a hegemonia e pelo quarto ano consecutivo representar a 3ª CE nas duas categorias. "Vai ser mais difícil do que nos anos anteriores, principalmente na categoria infantil, haja vista a evolução das equipes adversárias" Comentou Júnior Fernandes, que como sempre transmite bastante confiança e motivação para suas comandadas.
No infantil masculino o Agostiniano vai lutar para representar Palmeira pela 3ª vez, já que em 2006 e 2008 a equipe ainda com o nome "Santo Agostinho" esteve presente na etapa estadual. O Agostiniano joga contra o São Vicente no sistema melhor de 3 partidas.
No juvenil Masculino o CEHM que representou a 3ª CE nos anos de 2007 e 2008 ficou de fora. Cristo Redentor, Agostiniano e IFET brigam pela classificação.

Confira os jogos:

Sub 14 Feminino
08/06 - 09h00 - LOGOS x Almeida
09/06 - 09h00 - São Vicente x Agostiniano
10/06 - 09h00 - LOGOS x Agostiniano
11/06 - 08h00 - Almeida x São Vicente
12/06 - 08h00 - LOGOS x São Vicente
12/06 - 08h45 - Agostiniano x Almeida


Sub 17 Feminino
10/06 - 10h30 - LOGOS x IFET
11/06 - 09h40 - IFET x Agostiniano
12/06 - 09h30 - LOGOS x Agostiniano


Sub 14 Masculino
08/06 - 09h45 - São Vicente x Agostiniano
09/06 - 09h45 - Agostiniano x São Vicente
10/06 - 09h45 - São Vicente x Agostiniano


Sub 17 Masculino
08/06 - 10h30 - Cristo Redentos x IFET
09/06 - 10h30 - Agostiniano x Cristo Redentor
11/06 - 09h40 - IFET x Agostiniano

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Resultados dos amistosos 12/05/2009

O Logos deu continuidade à sua preparação para as Olimpíadas Escolares 2009 com mais um amistoso nessa terça-feira. Pela programação inicial seriam dois jogos do infantil feminino, mas a chuva novamente atrapalhou o jogo contra o Santo Agostinho que estava marcado para as 17h. O grande temor era a chuva, já que a quadra do Santo Agostinho é aberta. Após um dia de sol intenso em Palmeira, exatamente às 17h começou a chover decepcionando atletas e treinadores que já se encontravam no local. A partida contra o Cadete do Nova Jersey foi disparada a pior dos últimos tempos do handebol do Logos. Erros de passe e recepção, além de desatenção extrema na marcação foi o que se viu durante os 20 minutos de jogo. O jogo terminou empatado em 3 a 3. Após o jogo júnior foi enfático na avaliação do amistoso: "Somos favoritos, porém se continuarmos jogando dessa forma, não chegaremos a lugar nenhum".
Os treinos continuam e os acertos para o próximo amistoso estão quase definidos. Falta a confirmação do local.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Resultados dos amistosos 05/05/2009

O Infantil feminino do Logos enfrentou nessa terça-feira o Nova Jersey e o Santo Agostinho em dois amistosos preparatórios para a seletiva da 3ª CE (Palmeira dos Índios). O Logos jogou com apenas 5 atletas contra a equipe cadete do Nova Jersey e perdeu por 10 a 08.
A tarde o jogo foi contra o Santo Agostinho. O Logos jogou novamente com 5 atletas e vencia o jogo por 6 a 5 quando o jogo foi interrompido ao final do primeiro tempo devido a chuva.
Os professores ficaram de marcar uma nova data, provavelmente na próxima terça-feira.
Ao final do jogo em conversa entre alguns professores presentes, Júnior Fernandes voltou a falar da importância de formar uma equipe da cidade, uma vez que muitos atletas ficam de fora das competições porque suas escolas não demonstram interesse em participar e outras não fazem o trabalho de iniciação.
Esperamos que a iniciativa tenha apoio, uma vez que a dificuldade em conseguir até mesmo locais para treinar é muito grande em Palmeira.
O próximo jogo do Infantil do Logos vai ser terça-feira às 9h no Estadual contra o Nova Jersey novamente.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Logos intensifica preparação pensando nas Olimpíadas Escolares 2009

O Logos dá continuidade à sua preparação para as Olimpíadas escolares 2009 com dois amistosos nessa terça-feira. A equipe sub 14 vai enfrentar o Nova Jersey as 09h30 no ginásio do Humberto Mendes (Estadual) e o Santo Agostinho ás 17 horas no Santo Agostinho.
A equipe vai fazer seus primeiros jogos em 2009. "Estamos muito atrás de algumas equipes na preparação, pois algumas já participaram de competições esse ano, e nós ainda vamos fazer nosso primeiro amistoso." Diz júnior Fernandes.
A Seletiva Regional da 3ª CE (Palmeira dos Índios) acontece de 8 a 14 de junho e o Logos é disparado o favorito para representar a 3ª CE pelo 4º ano consecutivo.
O juvenil tem amistoso previsto para a quinta-feira, ainda com horário e local a confirmar.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

COB divulga datas e sedes das Olimpíadas Escolares 2009


O COB divulgou as datas de realização e as sedes das Olimpíadas escolares 2009.
Os jogos que reunem atletas das escolas campeãs de seus estados nas modalidades Futsal, Handebol, Basquete, Voleibol, Judô, Atletismo, Xadrez e Tênis de mesa acontecerão nas cidades e datas a seguir:


12 a 14 anos (nascidos em 1995, 1996 e 1997)
10 a 20 de setembro de 2009 – Poços de Caldas - MG.

15 a 17 anos (nascidos em 1992, 1993 e 1994)
05 a 15 de novembro de 2009 –
Maringá – PR (ATLETISMO, FUTSAL, JUDÔ, VOLEIBOL e XADREZ)
Londrina – PR (BASQUETEBOL, HANDEBOL, NATAÇÃO, TÊNIS DE MESA)

Pelo quarto ano seguido, Poços de Caldas vai sediar o evento na categoria infantil. A novidade desse ano é que duas cidades vão sediar oficialmente uma categoria dos jogos.
Esperamos que esse ano todos os estados assinem o termo de adesão nos jogos, e que não aconteça o mesmo que o ano passado, uma vez que o prazo para a assinatura do referido termo não foi obedecido e muitos estados quase ficaram de fora da competição nacional, o que se tivesse acontecido, seria um grande prejuízo para os atletas que iam deixar de participar, e assim, a competição perderia parte do seu brilho.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

LPHB retoma as atividades nessa quinta-feira

As atividades da LPHb recomeçam nessa quinta-feira (15) com a volta dos treinos das equipes femininas.
Por enquanto os treinos serão realizados somente no Colégio Logos, uma vez que ainda estamos no aguardo da liberação ou não do ginásio do Colégio Estadual Humberto Mendes.
A primeira competição importante a ser disputada pela LPHb em 2009 será a VII Copa Guerreiros das Alagoas que em 2008 não foi realizada.
Confira os dias e horários:
Terça e quinta
15:30h as 18:00h
COMPAREÇAM!!!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

CBHB Divulga calendário de competições para 2009


A CBHb divulgou nesta segunda-feira (12/01) o Calendário das competições para 2009 com suas devidas sedes definidas. Confira:

Campeonato Bras. Handebol de Praia Adulto Masc/Fem 12 a 15/02 João Pessoa- PB
Copa Nordeste de Seleções Cadete Masc e Fem 21 a 25/04 Teresina - PI
Campeonato Brasileiro de Clubes Júnior Masc e Fem 05 a 09/05 Afogados da Ingazeira- PE
Campeonato Brasileiro de Clubes Cadete Masc 19 a 23/05 Campo Grande- MS
Campeonato Brasileiro de Clubes Cadete Fem 19 a 23/05 Tramandai - RS
Taça Amazônica Adulto Masc e Fem 19 a 23/05 Manaus - AM
Campeonato Brasileiro de Clubes Juvenil Masc 09 a 13/06 Maceió - AL
Campeonato Brasileiro de Clubes Juvenil Fem 09 a 13/06 Cianorte - PR
Copa Brasil Adulta Fem 19 a 23/06 Igarassu - PE
Copa Brasil Adulta Masc 16 a 20/06 Brasília - DF
Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão Adulto Masc 11 a 15/08 Belém - PA
Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão Adulto Fem 11 a 15/08 Brasília - DF
Copa Nordeste de Clubes Juvenil Masc 15 a 19/09 Aracaju - SE
Copa Nordeste de Clubes Juvenil Fem 15 a 19/09 Campina Grande - PB
Campeonato Brasileiro de Seleções Infantil Masc e Fem 24 a 28/11 Campo Grande- MS
Liga Nordeste Adulto Masc Agosto a Dezembro - Diversos
Liga Nordeste Adulto Fem Agosto a Dezembro - Diversos
Liga Nacional Adulto Fem Agosto a Dezembro - Diversos
Liga Nacional Adulto Masc Agosto a Dezembro - Diversos

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

CBHb convoca as federações estaduais para assembléia geral eletiva

Confira o edital de convocação:







ASSEMBLÉIA GERAL ELETIVA


EDITAL DE CONVOCAÇÃO


O Presidente da Confederação Brasileira de Handebol, no uso de suas atribuições legais e de acordo com o Parágrafo 2º do art. 25 do Estatuto da Entidade, CONVOCA as Federações filiadas que estão em pleno gozo dos seus direitos para a Assembléia Geral Eletiva, a se realizar nos dias 06 e 07 de fevereiro de 2009 às 08h30 em primeira convocação e às 09h00 em segunda convocação, no salão de Convenções do Hotel Parque dos Coqueiros, situado à Rua Francisco Rabelo Leite nº 1075 – Atalaia Velha – Aracaju/SE, com a seguinte ordem do dia:
a) Apresentação do Relatório da CBHb do ano de 2008;
b) Apreciação e aprovação das contas do exercício de 2008, conforme art. 52 e 53 do Estatuto da CBHb;
c) Assuntos diversos;
d) Eleição e posse do Presidente, 1º e 2º Vices-Presdentes e Membros Efetivos e Suplentes do Conselho Fiscal da CBHb, de acordo com o parágrafo 3º do artigo 25 do Estatuto da Entidade.
As Federações que terão direito a voto, de acordo com o parágrafo 1º do art. 22 e suas alíneas são: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RN, RJ, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO. A data para inscrição e registro de chapa será até o dia 28 de janeiro de 2009 até as 18h00, atendendo ao disposto nos parágrafos 2º e 3º do art. 25 do Estatuto da CBHb, sendo considerada a data de recebimento a de chegada na CBHb.



Aracaju (SE), 09 de dezembro de 2008.



Manoel Luiz Oliveira
Presidente

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Seleção Brasileira faz ajustes finais para o Mundial da Croácia

A Seleção Brasileira de Handebol Masculino está reunida no ABC Paulista para acertar os últimos detalhes antes do Campeonato Mundial que será disputado de 16 de janeiro a 1º de fevereiro, na Croácia.
Até quinta-feira (8), os brasileiros treinarão no Ginásio Marlene José Bento, em São Caetano do Sul, em dois períodos: das 10h às 11h30 e das 17h30 às 19h. Na sexta-feira (9), no período da manhã, a delegação brasileira embarca para a Europa, onde fará a última etapa de treinamentos e uma série de amistosos. O primeiro jogo está confirmado para terça-feira (13), às 14h30, contra o time da cidade de Porec.
A Seleção Brasileira se reuniu entre 16 e 20 de dezembro para o Desafio Petrobras de contra Cuba e etapa de treinamentos. “Durante as festas de final de ano, os jogadores tiveram uma folga e agora retornaram às atividades ainda mais motivados. Essa semana de treinamentos será um período importante para deixar o grupo homogêneo tanto na parte técnica quanto na parte física, já que os atletas que atuam na Europa estão no meio da temporada e os que jogam no Brasil estão no final. Vamos fazer esse ajuste e depois, quando chegarmos na Croácia, intensificaremos a parte tática. Inclusive, vamos disputar alguns amistosos, para fazer uma avaliação mais concreta e acertar a equipe para a estréia”, disse o treinador.
O Brasil está no Grupo D, ao lado de Dinamarca, Noruega, Egito, Sérvia e Arábia Saudita. A estréia da equipe brasileira será no dia 17, às 16h15 (horário de Brasília), contra a Dinamarca. Depois, no dia 18, às 12h15, enfrenta os noruegueses, no dia 19 joga contra a Sérvia, às 13h, no dia 21, no mesmo horário, enfrenta a Árabia e, encerra a sua participação na fase classificatória, no dia 22, às 14h15, contra o Egito.
“Estamos numa chave muito difícil. Os jogos contra as três equipes européias serão os mais fortes e complicados da fase classificatória, mas vamos tentar surpreender. Taticamente vamos manter o trabalho realizado durante o ciclo olímpico, além de algumas inovações. Apesar de ficar mais exposto, vamos arriscar e tentar uma defesa mais aberta contra os times europeus”, comentou.
Já contra Egito e Arábia, Washington espera partidas mais equilibradas. “Vamos lutar muito por essas vitórias. Temos que vencer esses confrontos para almejar uma classificação para a segunda fase e melhorar a colocação das últimas edições, que é o nosso principal objetivo” - disse o treinador, se referindo ao 19º lugar, na Tunísia (2005) e na Alemanha (2007).
Nunes convocou um grupo jovem, sendo que dos 16 jogadores, 11 vão disputar um Mundial Adulto pela primeira vez. Com a ausência do armador Bruno Souza, que pediu dispensa devido a problemas particulares, os mais experientes do time são o goleiro Maik, o pivô Menta e o ponta Felipe Borges, que disputaram o último Mundial na Alemanha, além dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro e as Olimpíadas de Pequim.
“É um grupo jovem, mas é uma equipe interessada que está empenhada e com muita vontade de disputar este campeonato. Os jogadores que estão aqui foram muito bem em seus clubes, estão em um bom momento, e espero que eles consigam manter a mesma atuação na Seleção Brasileira”, concluiu o técnico Washington.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

João Pessoa realiza a XIII Taça Kika de Handebol de Areia


João Pessoa realizará a primeira competição de handebol de 2009. A XIII Taça kika de Handebol de Areia será realizada de 15 a 18 de janeiro e contará com a participação de várias equipes de todo o nordeste.

Além de participar de uma copa de nível nacional, os atletas poderão desfrutar das belas praias que João pessoa possui.
A competição será realizada nas categorias

MIRIM
INFANTIL
CADETE
JUVENIL
JÚNIOR
ADULTO


INFORMAÇÕES : taçakika@oi.com.br
Rossana Coeli – 83-88810700 – coelirossana@hotmail.com
Silvio Lago – 83 – 88680950 – lagosilvioarbitro@hotmail.com
Gustavo Lemos – 83 – 93423273 – glemos2904@globo.com

Não fique de fora!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Treinos da LPHb recomeçam na próxima semana


Os treinos das equipes femininas da LPHb em 2009 começam na próxima semana às terças e quintas. Os treinos vão acontecer no Colégio Logos e no Ginásio do Colégio Estadual Humberto Mendes. Os horários ainda serão definidos, pois a direção da LPHb está a espera da liberação do Humbero Mendes.


A primeira competição do ano será provavelmente a Copa Guerreiros das Alagoas que será realizada de 18 a 21 de abril em Maceió.


Assim que os horários estiverem definidos, nós divulgaremos aqui no Blog.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Confederação Brasileira faz balanço positivo de 2008


Após um ano cheio de atividades, especialmente com a participação das seleções brasileiras na Olimpíada de Pequim, a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) fecha 2008 com balanço positivo. "No geral, a nossa avaliação é que foi um ano bem positivo em todos os aspectos, mas é claro, com alguns pontos negativos que devem ser corrigidos, melhorados e aperfeiçoados. O importante é que cumprimos o nosso dever e conseguimos manter a tradição de cada ano ter sido melhor do que o anterior" - comentou o presidente Manoel Luiz Oliveira.

O dirigente destaca algumas realizações de grande importância.

"Na parte administrativa, a CBHb conseguiu manter a certificação da ISO 9001/2000, que é um atestado de gestão muito importante e difícil de se conquistar. Tecnicamente, realizamos todos os campeonatos nacionais, incentivando ainda mais a prática do handebol em todo o país. E, internacionalmente, somos cada vez mais reconhecidos e também conseguimos manter a hegemonia das Américas.
"Em 2008, a Liga Nacional foi administrada de maneira diferente e o resultado foi muito positivo. "O grande diferencial da Liga nesse ano foi que evoluímos muito no que diz respeito à sua gestão. O campeonato foi administrado por uma comissão integrada pela CBHb e representantes dos clubes, que tiveram uma participação direta em todos os aspectos. Com essa parceria, também conseguimos criar fundos que foram utilizados para a divulgação da Liga. Mas, por outro lado, tivemos pontos negativos, como a eliminação de uma equipe, por problemas de regulamentação, e a diminuição do número de participantes", disse o presidente da Confederação.

Quanto aos resultados das seleções brasileiras nos Jogos Olímpicos, o presidente afirma que poderiam ter sido melhores.

"Coroamos o nosso trabalho em 2008 com a participação nos Jogos, porém, terminamos com a sensação e o gosto de que poderíamos ter feito um pouco mais e alcançado uma classificação melhor, tanto no masculino, quanto no feminino".

Manoel Luiz comenta sobre o ciclo olímpico.

"Fizemos uma avaliação para identificar onde acertamos e erramos nesses últimos quatro anos e, agora vamos fazer os ajustes necessários para melhorar no próximo ciclo olímpico e buscar os resultados que tanto queremos".

E, também fala sobre os planos para o futuro.

"Vamos dar continuidade ao projeto de tornar o Brasil uma potência da modalidade e de fazer com que o handebol seja mais praticado e desenvolvido em todo o país. E, para colaborar com isso, vamos trazer dois novos técnicos estrangeiros para coordenar e dar continuidade ao trabalho que já está sendo desenvolvido", finalizou.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009


O Blog do Handshow esteve fora de atividade nesses últimos dois meses devido a inúmeros problemas com seus administradores. Nesse intervalo, tivemos algumas competições em sua reta final que não foram divulgadas, cancelamento da Copa Palmeira dos Índios, dentre outros eventos que ficamos "devendo" aos nossos visitantes. A falta de tempo é um dos principais motivos de o Blog não estar atualizado, uma vez que se requer tempo para que possamos preparar matérias interessantes e inteligentes para as pessoas que o acessam. As ocupações do dia-a-dia com o trabalho (que não são poucas graças a Deus) consome a maior parte do tempo, além das atividades da faculdade.

2009 vem com muitas novidades, dentre elas uma mudança no quadro de atletas do handebol do Colégio Logos, uma vez que algumas delas foram afastadas do grupo e até mesmo da escola. Pois é, a vida é assim, nem sempre sabemos aproveitar as oportunidades que nos são dadas, daí então fica complicado tentar correr atrás daquilo que não demos muito valor. De ponto positivo para o handebol do Logos no começo de 2009 podemos destacar a efetivação de Rayza Krys como auxiliar técnica. Rayza é ex-aluna do Colégio Logos e acadêmica de Educação Física e se destaca pela sua competência e comprometimento. É também reconhecida pelo seu espírito de liderança e organização. Ela já atuou algumas vezes à frente dos treinamentos da equipe Juvenil e Adulta em ocasiões em que Júnior Fernandes não pôde comparecer por estar cumprindo outros compromissos profissionais. Por falar em Júnior Fernandes, ao contrário do que alguns chegaram a comentar pelas quadras de Palmeira dos Índios, ele continua à frente do handebol do Colégio Logos. Júnior tem total apoio e confiança da direção da escola que mantêm o profissional competente em seu quadro, mesmo com algumas tentativas de alguns atletas insatisfeitos em tentar que a escola mudasse de professor. Infelizmente alguns atletas, ou melhor, jogadores, não queriam cumprir suas obrigações com treinamentos, cometendo assim alguns atos de insubordinação, porém a direção da escola foi coerente e consciente em afastar os "insatisfeitos".

Como fato triste para 2008 foi a quase que extinção do handebol do Colégio Estadual Humberto Mendes. Infelizmente as equipes do Estadual não estão participando mais de nenhuma competição. Os treinos foram substituídos pelos "rachas" e ao invés da equipe se inscrever nas competições eles preferem que alguns de seus atletas integrem a equipe do Corinthians Alagoano, desprestigiando assim o próprio nome honrado do Estadual Humberto Mendes, além de deixar de fora grande parte dos atletas locais que acabam ficando sem oportunidade de participar das competições. Sem os treinos, os novos atletas que surgiriam passam a não ter a oportunidade de ingressar na modalidade. Já os atletas que não têm a oportunidade de participar de competições por não ter vagas para todos na equipe em que os "mais habilidosos" passam a integrar acabam se desinteressando pela modalidade e abandonam a prática. Isso só vem a fazer o handebol de nossa cidade sucumbir. Não é interessante para Palmeira que suas equipes deixem de participar das competições para que seus atletas reforcem equipes de outras localidades. Temos que dar oportunidades a todos e trabalhar incansavelmente a base para que possamos ter sempre a renovação do quadro de atletas a cada ano, afinal todos sobem de categoria.
Não podemos deixar que nosso handebol se torne apenas lembranças como esteve há bem pouco tempo devido a falta de interesse e competência de alguns profissionais, ou que pelo menos se dizem.

Despedimo-nos de 2008 parabenizando a todos os atletas, professores e equipes de Palmeira dos Índios que contribuíram para o engrandecimento da nossa querida modalidade.
Fica aqui o nosso apelo para que os erros cometidos em 2008 não sejam repetidos, e que o nosso handebol volte a se desenvolver. Precisamos de equipes fortes e competitivas e não de subsidiar outras equipes enviando apenas aqueles que já estão prontos atuando assim como coadjuvantes nas outras equipes, mas sim competindo com o que temos de melhor, agregando forças e dando prioridades aos atletas e equipes de nossa cidade.

Que 2009 seja um ano de muita paz e realizações a todos, com muito handebol e conquistas pelas quadras de Palmeira dos Índios, de Alagoas e do Brasil.