Marcadores

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Olimpíadas Escolares de Alagoas 2008 - Reunião Urgente


A Secretaria Adjunta do Esporte, Superintendência de Esportes e Desporto Escolar, por intermédio da Diretoria de Desporto Escolar convidam a todos os professores de Educação Física das Escolas Públicas e Particulares a participarem da reunião a ser realizada no dia 23 de junho - Segunda-feira, às 14 horas, no auditório do CENFOR/CEPA.ASSUNTO: Olimpíadas Escolares de Alagoas 2008





Enviado por Eduardo Souza

terça-feira, 17 de junho de 2008

I CAMPEONATO INTERIORANO DE HANDEBOL



INFORMATIVO Nº 01




A COMPETIÇÃO TERÁ INSCRIÇÕES ABERTAS NAS CATEGORIAS:
· Mirim (96/97)
· Infantil (94/95)
· Cadete (92/93)
· Juvenil (90/91)
· Júnior (87/88/89)
· Adulto (A partir de 1990)

Tempo de jogo:
Mirim 2 x 15
Infantil 2 x 15
Cadete 2 x 20
Juvenil 2 x 20
Júnior 2 x 20
Adulto 2 x 25

Obs.: O tempo de jogo para cada categoria poderá sofrer alterações devido ao número de categorias a ser disputadas.

NAIPES
· Masculino
· Feminino

PREMIAÇÃO
· Troféus e medalhas para as equipes campeãs, vice e terceira colocada.

INSCRIÇÕES:
As inscrições poderão ser feitas até o dia 4 de julho de 2008, às 18 horas, data e horário do congresso técnico.
As inscrições serão efetuadas através de formulário próprio, encaminhado em tempo hábil à organização da competição. As relações nominais de atletas deverão ser entregues até o dia 11 de julho, não podendo ser substituídos atletas após o início da competição.
Cada equipe poderá inscrever até 16 atletas por categoria, sendo que 14 podem ser relacionados para cada partida. A equipe poderá inscrever atletas até a terceira partida na competição.
Valor da inscrição: R$ 200,00 por equipe a serem pagos até o congresso técnico.

COMPETIÇÃO:
Início previsto para 26 de julho de 2008.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

A competição será realizada no sistema de rodízio simples em dois turnos entre as equipes participantes independente das categorias em que estiverem inscritas. Para a realização de uma categoria é necessário que tenham no mínimo três e no máximo oito equipes inscritas.
Cada cidade só poderá inscrever para a fase final uma equipe por categoria e naipe. No caso de haver mais de uma equipe inscrita, será realizada uma seletiva onde a campeã disputará a fase final.
A elaboração da tabela será feita de acordo com a conveniência entre as equipes, tentando diminuir ao máximo os gastos com arbitragem e viagens das equipes. Preferencialmente todos os jogos (entre duas cidades) serão realizados no mesmo dia, a menos que a equipe visitante não tenha problemas com as viagens.
Nas edições posteriores da competição, havendo um número superior a oito cidades participantes em uma determinada categoria, as mesmas realizarão um torneio seletivo (divisão de acesso) juntamente com as duas piores classificadas na categoria no ano anterior para se definir o acesso à divisão principal.
As equipes deverão encaminhar juntamente com a sua inscrição, eventuais datas em que se encontrarem impossibilitadas de jogar, devido a outras competições ou eventos previamente agendados.
As equipes que desistirem da competição após o congresso técnico deverão efetuar o pagamento das referidas taxas de inscrição. No descumprimento desse item, não poderá competir nas demais categorias e nem participar de edições posteriores da competição.

Equipes confirmadas até o dia 17/06/2008:

· Mirim Feminino
Colégio Logos

· Mirim Masculino

· Infantil Feminino
Colégio Logos
Colégio São Vicente
Ipanema
Monsenhor Macêdo/Igací

· Infantil masculino
Humberto Mendes
Arapiraca
Santo Agostinho

· Cadete Feminino
Colégio Logos
Ipanema
Monsenhor Macêdo/Igací

· Cadete Masculino
Humberto Mendes

· Juvenil Feminino
Colégio Logos
Ipanema
CHOAF

· Juvenil Masculino
Humberto Mendes
Ipanema
Arapiraca
Santo Agostinho

· Júnior Feminino
Colégio Logos
Ipanema
CHOAF
Monsenhor Macêdo/Igací

· Júnior Masculino
Humberto Mendes
Arapiraca

· Adulto Feminino
Colégio Logos
Ipanema
CHOAF
Unihand

· Adulto Masculino
Humberto Mendes
Unihand
Arapiraca
UNEAL Palmeira


CONTATO:
Júnior Fernandes – 9922-5643/3421-3851
Fernandes.edf@hotmail.com

domingo, 15 de junho de 2008

ALAGOAS fica fora das Olimpíadas Escolares 2008

Governo do Estado não assina termo de adesão e Alagoas fica fora da disputa nacional em 2008, juntamente com 12 estados brasileiros O Comitê Olímpico Brasileiro, desde que criou a nova versão dos JEB's (Jogos Escolares Brasileiros), intitulada Olimpíadas Escolares, previa que aos poucos algumas responsabilidades sairiam do COB e passariam a ser dos estados. De início, o comitê bancava toda a despesa com alimentação, hospedagem e transporte, porém nos contratos feitos quando da criação da competição, figurava que a partir de 2008, os Estados deveriam custear o transporte das equipes classificadas.Os Estados não concordaram com a determinação e treze deles, incluindo Alagoas, não assinaram o termo de adesão, que deveria ter sido feito até 31 de Maio. Com a não assinatura, o estado não terá direito de enviar equipes para a Fase Nacional das Olimpíadas.No entanto, várias cidades e regiões estão realizando as seletivas, patrocinadas pelo estado. Santana do Ipanema já fez sua fase municipal (com recursos próprios), além das CE'S de Palmeira dos Índios, São Miguel e Arapiraca que já concluíram as fases regionais. Em Maceió, acabou ontem a etapa municipal, que contou apenas com jogos de Futsal.O site handebolalagoano.com, no momento da elaboração dessa matéria, tentou entrar em contato com o Professor Eduardo Souza, diretor técnico da Etapa Estadual da competição, mas o mesmo já tinha ido dormir.A professora Cícera Oliveira, presidente da Federação Alagoana de Desportos Universitários e campeã brasileira da 1ª divisão das Olimpíadas Escolares em 2007, usou de seus contatos e conseguiu agendar uma reunião com o Superintendente de Eventos do COB, Edgar Hubner, que estará em Maceió, por causa das Olimpíadas Universitárias.Edgar Hubner aprovou a reunião com todas as escolas interessadas e foi enfático: "A reunião será feita para que eu preste esclarecimentos sobre as Olimpíadas Escolares", não se referindo em nenhum momento se existe alguma solução para a crise gerada pelos estados. O superintendente ainda autorizou a divulgação neste site, o que para mim é uma honra.A reunião acontecerá na quarta-feira, 18/06, em local e horários a combinar. A professora Cícera Oliveira e eu estamos nos mobilizando para conseguir um local e amanhã a tarde, já estarão publicados todos os detalhes sobre a reunião, que contará com a participação de qualquer interessado direta ou indiretamente nas Olimpíadas Escolares.

Fonte: www.handebolalagoano.com

Madalena Sofia e Cecepa são os primeiros Campeões Alagoanos de 2008

Madalena Sofia nos infantis Masculino e Feminino, e Cecepa no Juvenil Feminino vencem primeira competição indoor da Federação Alagoana de Handebol em 2008.
Os meninos do Madalena Sofia fizeram um jogo emocionante contra o Santa Amélia. As equipes ficaram empatadas no placar até os 5 minutos do segundo tempo, momento em que o Santa Amélia passou a cometer muitos erros e o Madalena Sofia aproveitou a situação para abrir no placar. A partir de então, os comandados do Prof. Jailson Elias mal cometeram erros e conseguiram a vitória por 24 x 14. A medalha de bronze ficou com o Santa Úrsula, que no dia anterior, venceu o Monteiro Lobato por 20 x 09.No feminino também tivemos reinado do Madalena Sofia, que venceu o São Lucas na final, por 12 x 08. O jogo foi muito nervoso e contou com a desqualificação da Professora Cícera Oliveira. A equipe do Madalena Sofia conseguiu se manter focada, mesmo com ausência de sua técnica e sagrou-se campeã da competição. O terceiro lugar foi conquistado pelo Haroldo da Costa, que venceu o São José por 22 x 18.No Juvenil Feminino, o Cecepa, como já era esperado desde o início da competição, garantiu a medalha de ouro ao vencer o outro Cecepa, ao melhor o Ipiranga/Cepa, por 18 x 06. A medalha de bronze ficou com o Iate/Olho D'água, que venceu o Cepig por 38 x 23.O Campeonato Alagoano de Handebol 2008 nas categorias infantil e juvenil foi, sem dúvida, a pior competição já realizada pela entidade. Mudanças de jogos sem avisar aos professores, problemas com arbitragem, ginásios, e ausência de um Coordenador para a competição fizeram com que muitos desentendimentos acontecessem durante os jogos.Vários professores ficaram chateados com tantos problemas em um único evento. O professor Júnior Fernandes, do Colégio Logos pensou em acionar a justiça, já que sua equipe, inscrita na competição sumiu inesperadamente da tabela, sem haver nenhuma comunicação prévia. O professor Wellington Silva (Lelo) do Irene Garrido ficou indignado com mudanças de rodadas sem comunicação prévia, o que gerou ônus de transporte para sua equipe, além de outros professores que reclamaram, mas que não autorizaram que a reclamação viesse a público. A arbitragem também reclamou bastante, já que algumas escalas eram passadas trinta minutos antes da partida. Na final feminina, houve até oferecimento do dobro da taxa de arbitragem para que um árbitro ficasse no local e apitasse a final.Esperamos que o calendário da FAHd seja cumprido e que, principalmente, voltemos a ter competições com um bom nível organizacional, mostrando a todos uma federação que, apesar de todos os problemas enfrentados, sempre figurou entre as melhores do estado de Alagoas.
Fonte: www.handebolalagoano.com

sexta-feira, 6 de junho de 2008

OLIMPÍADAS ESCOLARES - SELETIVA REGIONAL DA 3ª CE - CLASSIFICADOS PARA A FASE ESTADUAL





Terminou nesta sexta-feira a seletiva regional da 3ª CE - Coordenadoria de Ensino. A seletiva contou com a participação de 12 equipes nas categorias infantil e juvenil masculino e feminino.
O nível no geral não é dos melhores, mas a competição contou com a presença de muitos atletas de bom nível técnico, embora concentrados em sua maioria em poucas equipes.
A superioridade técnica das equipes femininas do Logos é incontestável. Pelo terceiro ano consecutivo, as Meninas do Logos vão representar Palmeira na etapa estadual nas duas categorias. No masculino, os pequenos atletas do Santo Agostinho são a promessa de uma continuidade da tradição de equipes masculinas reveladoras de bons atletas, tendo como exemplos recentes Elvis e Clériston. O Humberto Mendes teve um pouco mais de dificuldades para se classificar desta feita, uma vez que Elvis e Wellington (Pipocão) foram morar em Maceió, Laécio mudou de escola, alguns atletas não tem mais idade para participar da competição, além da saída do técnico Guto. Um dos fatores que trouxe dificuldades para a classificação do Humberto Mendes foi a forte equipe formada pelo Cristo Redentor que voltou a participar das competições após 3 anos afastado.
No primeiro jogo do dia apenas 3 atletas do Santo Agostinho compareceram ao ginásio. Ainda chateadas com a goleada sofrida no dia anterior, as meninas se desmotivaram e resolveram não jogar contra o Logos. Infelizmente atletas que tomam essa atitude não tem possibilidade de crescer dentro do esporte, uma vez que desistem ao se depararem com a primeira dificuldade.
O segundo jogo foi o melhor da competição. Todas as atenções estavam voltadas para o confronto entre Humberto Mendes e Cristo Redentor, revivendo os tempos áureos do handebol de Palmeira.
As equipes entraram visivelmente bastante nervosas em quadra, cometendo muitos erros e com pouca criatividade. O Cristo Redentor abriu o placar e foi para cima. O Humberto Mendes jogou todo o tempo com marcação 5x1, anulando de vez o principal atleta do Cristo, Gutemberg que tem enormes dificuldades em enfrentar defesas com jogadores avançados. Mesmo com um ataque pouco criativo, o Humberto Mendes conseguiu virar o jogo e o primeiro período terminou com o magro placar de 2x1. As duas equipes voltaram mais calmas para o segundo período, e o jogo ganhou mais emoção. Sempre com a diferença não superior a 1 gol para ambos os lados, o jogo foi bastante disputado com as duas equipes mostrando muita raça e obediência tática. A alternância no placar durou até os instantes finais, quando o Cristo Redentor igualou o placar e todos achavam que o jogo terminaria empatado, mas faltando 5 segundos em um rápido contra-ataque, Tita do Humberto Mendes fez o gol de desempate encerrando a partida com muita comemoração em quadra junto à numerosa torcida presente.
Na partida seguinte o Manoel Passos motivado pela vitória no dia anterior entrou disposto a vencer a partida, mas não teve chances reais. O Logos impôs seu bom handebol e não deu chances às adversárias fechando a partida em 28 x 03. O time que seria candidato ao título de campeão alagoano não fosse às trapalhadas da organização do campeonato foi o segundo a comemorar a sua classificação que já era esperada por todos.
Na seqüência foi a vez do Juvenil do Logos enfrentar as meninas do Cefet. O jogo também não foi dos melhores, devido à enorme superioridade do Logos. Animadas com a goleada contra Santo Agostinho ontem, o Cefet veio com tudo para cima do Logos, mas se deparou com uma defesa muito bem armada. Mesmo com a desqualificação da aniversariante Elena Lucena aos 5 minutos do primeiro período, o Logos foi abrindo uma boa diferença nos 15 minutos iniciais com o placar de 12 x 3. O jogo terminou com o placar de 23 x 09 e o Cefet que nunca venceu o Logos amargou o quarto vice seguido frente às Handgirls.
No quinto jogo do dia, o Humberto Mendes precisava apenas de um empate contra o Cefet, ou até mesmo uma derrota que não fosse superior à 19 gols para garantir a sua classificação para a etapa estadual. Não deu outra: Em um clima bastante descontraído, o Humberto Mendes aplicou 10 x 01 no primeiro período e terminando o jogo em 18 x 05. Festa dos meninos de Jardiel Marcos que comemorou a classificação junto com os atletas e torcida.
O jogo entre Manoel passos e Marinete Neves não foi realizado, mesmo com a maioria dos atletas do Marinete presente ao ginásio. O motivo da não realização do jogo não foi informado.
Por último foi realizada a partida entre Manoel Passos e Santo Agostinho que estava marcada para ontem. O jogo decidiu o representante da 3ª CE na categoria infantil masculino. O Santo Agostinho teve uma vitória fácil, uma vez que o ataque do Manoel passos quando conseguia vencer a defesa adversária, parava nas mãos do goleiro do Santo Agostinho. A situação não era das melhores para o Manoel Passos e com a desqualificação de dois de seus atletas a situação ficou ainda pior. O Santo Agostinho comemorou a classificação após aplicar 10 x 00 no adversário

Confira os resultados:
06/06/2008 – Sexta Feira
Local: Ginásio Tenente Madalena (Humberto Mendes)
LOGOS W x O Santo Agostinho - Juvenil Feminino
Humberto Mendes 10 x 09 Cristo Redentor – Juvenil Masculino
LOGOS 28 x 03 Manoel Passos – Infantil Feminino
CEFET-AL/Uned PÍn 09 x 23 LOGOS – Juvenil Feminino
CEFET-AL/Uned PÍn 05 x 18 Humberto Mendes – Juvenil Masculino
Manoel Passos W x O Marinete Neves – Infantil Masculino
Manoel Passos 00 x 10 Santo Agostinho – Infantil Masculino

Classificados para a etapa estadual:
Infantil Feminino - LOGOS
Infantil Masculino - Santo Agostinho
Juvenil Feminino - LOGOS
Juvenil Masculino - Humberto Mendes


Parabéns a todos os atletas que participaram da competição, em especial aos classificados para a fase estadual.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

SELETIVA REGIONAL - 3ª CE - RESULTADOS DA QUINTA-FEIRA



Teve início nesta quinta-feira a seletiva regional da 3ª CE para as Olimpíadas Escolares 2008.
Os jogos que seguiriam o tempo de jogo determinado pelo regulamento (2x20 no infantil e 2x25 para o juvenil) foram disputados em dois tempos de 15 minutos. Consultado sobre a possibilidade de abrir mão dos sistemas de marcação exigidos de regulamento, a resposta de Júnior Fernandes foi a esperada: "Não".
O primeiro jogo que estava marcado para as 13h20 só começou as 15h13, graças ao atraso nos jogos de futsal.
No primeiro jogo o Logos não fez uma de suas melhores partidas, com sua equipe infantil muito desligada no jogo, e sem movimentação ofensiva nos primeiros 7 minutos, enquanto na marcação individual o Logos abriu 5 gols de vantagem. Assim que foi iniciada a marcação 5x1 o Logos levou um gol. A equipe encontrou dificuldades para se posicionar nos 6 metros, devido ao costume de jogar no individual e da ansiedade em sair no contra-ataque. O primeiro período terminou em 10 a 03. No segundo período o sistema defensivo teve uma leve melhora, e os contra-ataques foram bastante explorados, fechando a partida em 20 x 3.
No segundo jogo o Santo Agostinho, atual campeão do JEPÍ na categoria até 13 anos veio com tudo para cima do Marinete Neves. Com muitos passes rápidos, fintas envolventes e ataques velozes o Santo Agostinho foi melhor durante todo o jogo não dando chances aos seus adversários vencendo o jogo por 20 x 04.
Cefet e Santo Agostinho fizeram um jogo muito fraco tecnicamente. As comandadas de Arnon Cassiano começaram o jogo num ritmo forte, onde o Santo Agostinho não conseguiu acompanhar. A goleira Aninha do Santo Agostinho passou todo o segundo tempo saindo para trabalhar junto às companheiras no ataque que erravam muitos passes, o que facilitava o contra-ataque do Cefet. O jogo terminou 24 x 02 em favor do Cefet. Certamente teremos um bom jogo entre Cefet e Logos, que enfrenta o Santo Agostinho no primeiro jogo da manhã as 8hs.
Cefet e Cristo Redentor entraram em quadra com o pensamento no jogo de amanhã contra o Humberto Mendes, já que é o atual campeão da seletiva regional, vice-campeão das escolas públicas na etapa estadual e da Copa Palmeira dos Índios e campeão do JEPÍ. O jogo começou equilibrado, com o Cefet abrindo o placar e se mantendo à frente nos minutos iniciais. O Cristo Redentor que a 3 anos não participava de competições se organizou em quadra e impôs a sua superioridade fechando o jogo em 22 x 07.
O Jogo entre Douglas e Manoel Passos foi o que teve a diferença mínima no placar, porém foi o jogo mais fraco tecnicamente. As duas equipes comandadas pelo professor Marcos Fernando possuem a sua rivalidade particular. O destaque do jogo foi a goleira do Manoel Passos que fez algumas defesas importantes para sua equipe, ajudando a vencer o jogo por 4 x 3.
O último jogo da rodada ficou para amanhã às 10hs a pedido da Coordenação dos jogos e de pronto atendido pelos professores.


Resultados do dia:
05/06/2008 – Quinta Feira
Local: Ginásio Tenente Madalena (Humberto Mendes)

LOGOS 20 X 03 Douglas Apratto – Infantil Feminino
Marinete Neves 04 x 20 Santo Agostinho – Infantil Masculino
CEFET-AL/Uned PÍn 24 x 02 Santo Agostinho - Juvenil Feminino
CEFET-AL/Uned PÍn 07 x 22 Cristo Redentor – Juvenil Masculino
Douglas Apratto 03 x 04 Manoel Passos – Infantil Feminino
Manoel Passos x Santo Agostinho – Infantil Masculino - Transferido


Jogos de amanhã:
06/06/2008 – Sexta Feira
Local: Ginásio Tenente Madalena (Humberto Mendes)

08h00 – LOGOS x Santo Agostinho - Juvenil Feminino
08h40 – Humberto Mendes x Cristo Redentor – Juvenil Masculino
09h20 – LOGOS x Manoel Passos – Infantil Feminino
10h00 - Manoel Passos x Santo Agostinho – Infantil Masculino
10h00 - CEFET-AL/Uned PÍn x LOGOS – Juvenil Feminino
10h40 - CEFET-AL/Uned PÍn x Humberto Mendes – Juvenil Masculino
11h20 – Manoel Passos x Marinete Neves – Infantil Masculino