Marcadores

terça-feira, 13 de novembro de 2007

TERMINOLOGIA DO HANDEBOL

Todo esporte tem a sua linguagem própria, e como não poderia deixar de ser, o handebol também tem a sua. Confira os termos usados em nossa modalidade:

APERTADA - Quando a defesa em seus sistemas defensivos marca o atacante acirradamente, sem deixar espaço para a ação ofensiva.

ARREMESSO - O mesmo que chute: quando o atleta atacante de posse da bola arremessa em direção à baliza com o objetivo de fazer o gol. Um dos fundamentos técnicos do handebol.

ATACANTE – Jogador de uma equipe, que em determinado momento do jogo encontra-se com a posse da bola.
ATAQUE - Ação ofensiva contra a defesa adversária executada pela equipe que está com a posse da bola; atacar o atacante que lhe ataca, diz-se, quando o jogador defensor para anular uma ação ofensiva do adversário age defensivamente antes do seu oponente.

ÁREA - Espaço semicircular com 6 metros de raio, à frente da baliza, destinada as ações do goleiro; limite das ações ofensivas e defensivas; área de 6 metros, do goleiro.

BLOQUEAR - Ação do jogador atacante ou defensor, utilizando seu corpo com o objetivo de impedir o deslocamento e ou ações dos adversários; defensor atacar a bola em direção ao seu gol.

CERRADA - O mesmo que apertada.

COLETIVO - Trabalho técnico tático para aperfeiçoamento dos sistemas ofensivos e defensivos; ações do jogo onde há participação de todos os jogadores de forma direta ou indireta.

COMBINAÇÃO - Refere-se a ações táticas realizadas por jogadores, em especial, de ataque.

CONDUÇÃO - ato ou efeito de conduzir a bola através dos três passos de forma que a mesma fique retida na mão do atleta durante um tempo de no máximo3 segundos ou quando o atleta está executando o drible.

CONFIGURAÇÃO - Exposição gráfica de uma combinação tática ofensiva ou defensiva.

CONTRA-ATAQUE - Ação ofensiva imediata a tomada de posse da bola executada contra a equipe adversária; saída em velocidade da defesa para o ataque com um ou mais atacantes (individual, em grupo ou coletivamente) imediatamente a tomada de posse da bola.

CORRESPONDENTE - Relação existente entre o defensor e atacante; oponente direto do defensor; aquele a quem o defensor marca na sua zona de ação e de acordo com o sistema defensivo empregado.

CRUZAMENTO - Ação tática ofensiva que visa confundir a ação tática defensiva do adversário; quando os jogadores atacantes com ou sem bola trocam de postos específicos em uma ação ofensiva; recurso técnico tático de caráter ofensivo.

DEFENSIVO - Refere-se aos sistemas de defesa utilizados no jogo de handebol; 1:5, 2:4, 3:2:1, 3:3, 4:2, 5:1 e 6:0; 5:0 +1 e 4:0 + 2

DEFENSOR - Jogador que executa as ações defensivas da equipe durante o jogo.

DEFESA - Ação executada pelo jogador defensor; local próximo à linha de 6 metros na metade da quadra correspondente a cada equipe onde os jogadores de defesa se posicionam para executarem as ações defensivas sistematizadas.

DESLOCAMENTO - Ações realizadas por jogadores atacantes ou defensores; mudanças de direção, de postos específicos, com o objetivo de melhor cumprirem suas funções técnico táticas durante o jogo; fundamento técnico tático de caráter defensivo e ofensivo.

DESMARCAR - Sair de uma marcação com ou sem bola; desvencilhar-se de um adversário.

DRIBLE - Recurso técnico tático de caráter ofensivo, que consiste em quicar a bola sucessivas vezes em direção ao solo com uma das mãos durante o jogo.

ELEMENTO - Refere-se aos componentes técnico táticos, individuais ou coletivo, ofensivos ou defensivos que compõem o handebol.

EMPARELHAR – Relação entre o jogador defensor e o seu oponente correspondente, direto.

ESPAÇO - Qualquer local na área limite de jogo; lugares dentro da área limite do jogo considerados vazios, sem ocupação, onde os jogadores possam executar suas ações ofensivas ou defensivas; zona.

EXERCÍCIO - Execução prática dos gestos técnicos dos fundamentos técnicos, recursos técnicos táticos e sistemas ofensivos e defensivos.

FINTA - Recurso técnico tático, de caráter ofensivo e defensivo, que tem por finalidade ludibriar, enganar o adversário.

FLUTUAÇÃO - Movimento executado pelo jogador de defesa na marcação do seu oponente direto saindo a frente e retornando novamente a sua posição de origem sempre no sentido da bola.

FUNDAMENTO – Passe, Recepção, Arremesso e Deslocamento elementos que compõe o jogo de handebol, sem os quais o jogo não se realiza.

GRUPO - Conjunto de dois a cinco atletas em uma ação ofensiva ou defensiva.

INDIVIDUAL - Refere-se a técnica e tática que cada jogador deve dominar seja ofensiva ou defensivamente; diz-se normalmente técnica individual ofensiva ou defensiva, tática individual ofensiva ou defensiva; esta relacionado aos gestos técnicos e ações ofensivas e defensivas que o atleta deve conhecer e executar; tipo de marcação utilizada prioritariamente na fase de iniciação.

INFILTRAÇÃO - Ação ofensiva que o atleta executa penetrando a defesa adversária em um espaço criado por ele ou por sua equipe.

INTERCEPTAÇÃO - Ato de interceptar, cortar, impedir a trajetória da bola.

ÍMPAR - Conceito de ação ofensiva executada pelo atleta tendo como referencial o oponente direto do seu companheiro.

MALOGRAR – Impedir; não executar bem, falhar, errar uma ação ofensiva ou defensiva.

MARCAÇÃO - Ação de marcar o adversário por observação, interceptação, cerrada ou apertada; individual, por zona, mista ou combinada.

MARCAÇÃO INDIVIDUALIZADA - É a capacidade de resposta defensiva a todas as alternativas ofensivas do seu adversário.

MISTA - Que compreende mais de um tipo de marcação onde um grupo de defensores marca nos seis metros e um ou mais jogador (es) marca (m) o (os) adversário (s) individualmente.

OBSERVAÇÃO - Ato ou efeito de observar; marcação por; quando o defensor marca visualmente o seu oponente direto esteja ele com ou sem bola.

OFENSIVO - Diz-se do jogador que é forte nas ações ofensivas; refere-se aos sistemas de ataque 3:3, 4:2, e 2:4.

PAR - Conceito de ação ofensiva executada pelo atleta, tendo como referencial o seu oponente direto.

PASSE - Fundamento técnico do handebol, consiste em lançar com uma ou duas mãos a bola para o seu companheiro de equipe com o objetivo de aproximar-se do gol adversário.

PROGRESSÃO - Processo pedagógico para o aprendizado das 3 passadas utilizadas nos arremessos; ato de progredir com a bola; driblar.

QUIQUE - O mesmo que drible; lançar a bola ao solo seguidas vezes com uma das mãos.

REBOTE - A bola driblando ou rolando, parada ou no ar, após ser passada ou arremessada ao gol; ser defendida pelo goleiro; ter tocado a trave sem estar na posse de nenhum jogador.

RECEPÇÃO - Fundamento técnico do handebol; ato ou efeito de receber, recepcionar, tomar posse da bola que é passada pelo companheiro.

RECURSO - Forma para se solucionar um problema; diz-se do recurso técnico que é um elemento do jogo que não é fundamento, mas fundamental; é utilizado em ocasiões especiais; drible, finta, cruzamento, cortina, bloqueio, troca de marcação; goleiro como sétimo jogador de campo, etc.

SETOR - Espaços demarcados ou determinados na quadra de jogo; postos específicos; zona.

SISTEMAS - Conjunto de ações ofensivas e defensivas utilizadas no jogo.

SÚMULA - Local das anotações das ocorrências do jogo, tais como números de gols, advertências, exclusões, desqualificações e expulsões.

TÁTICA - Conjunto de ações ofensivas ou defensivas realizadas individual em grupo ou coletivamente.

TÉCNICA - Forma de execução dos fundamentos e recursos do jogo ofensiva ou defensivamente, individual em grupo ou coletivamente.

TROCA - Mudança; de posto específico, de marcação, de oponente, de sistema ofensivo ou defensivo; ato ou efeito de mudar uma ação.

ZONA - Área demarcada de ação de um ou mais jogadores; refere-se a um tipo de marcação, isto é, setorizada; o jogador marca quem ocupar sua zona, seu setor.

8 comentários:

Anônimo disse...

esse site precisa mostrar como sao feitos os sistemas de ataque e defesa!

Anônimo disse...

não me ajudou em nada.

Unknown disse...

isso tá mais para um dicionário.Apenas diz o significado das palavras.

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado

Anônimo disse...

nao me ajudou em nada precisa de mostrar mais coisas e nao so o significado das palavras

Anônimo disse...

pelo visto ninguem observou o titulo da página: "TERMOLOGIA DO HANDEBOL"(siguinificado)cada um viu ...

Anônimo disse...

que porcaria nao me AJUDOU EM NADA.COLOQUE COISAS MAIS IMPORTANTES AI.

Anônimo disse...

exatamente o q eu queria